Embalagens a vácuo
Otimização de custos e redução no desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é um problema mundial, além de ser prejudicial ao meio ambiente acarreta um prejuízo milionário para produtores e varejistas, estes por sua vez sentem diariamente o peso desse problema e já começaram a se movimentar em busca de soluções que reduzam esses números.

Hoje, metade da comida produzida tem o lixo como destino, e isto representa cerca de 2 bilhões de toneladas desperdiçada anualmente. Os motivos para o esperdiçamento são vários, desde o transporte, manuseio e condições de armazenamento inadequadas, até o desperdício diário da população.

Carnes, frutas e vegetais são os alimentos que encabeçam a lista de desperdício, e isso acontece por se tratarem de itens mais vulneráveis e suscetíveis ao consumidor, que naturalmente escolhe os itens mais frescos e ‘bonitos’ no momento da compra.

Logo, todos estes alimentos que não são vendidos ‘por não possuírem uma aparência atraente’ geralmente ainda estão em excelentes condições para consumo, entretanto terminam o dia indo para lixo, aumentando ainda mais as estatísticas de desperdício e os custos para varejistas.

Visando em aumentar a durabilidade dos alimentos perecíveis, os varejistas passaram a investir em empacotamento a vácuo para carnes, frutas e vegetais. Este tipo de embalagem aumenta a validade do alimento em até 10 vezes permitindo que eles permaneçam mais tempo nas prateleiras do ponto de venda, além de reduzir o desperdício e os custos, ficam mais atraentes para o consumo.

O vácuo significa ausência de oxigênio e outras matérias como bactérias e líquidos. Quanto menos contato os alimentos tiverem com a matéria, por mais tempo eles permanecerão conservados, então para o varejista não será necessário abaixar o preço ou descartar os produtos antes fora do prazo de validade com tanta frequência.

A preocupação com a preservação do meio ambiente também contribuiu para essa nova concepção no uso de embalagens a vácuo em alimentos perecíveis, o desperdício de carne é especialmente preocupante, pois trata-se de um tipo de alimento particularmente dispendioso. Então, por essas embalagens manterem os alimentos seguros para o consumo por mais tempo, elas também contribuem em poupar recursos naturais.

Mas este tipo de embalagem não só traz benefícios para as grandes cadeias de supermercados, os chefs e aspirantes de chefs preferem comprar produtos embalados a vácuo, pois elas conservam melhor o frescor, a textura, o sabor e os nutrientes contidos nos alimentos e também facilitam o preparo das refeições, otimizando o tempo de quem trabalha em cozinhas profissionais.

As embalagens a vácuo estabeleceram uma característica importante para melhorar a eficiência dos recursos e o acesso a uma valiosa fonte de proteína dos alimentos. Um recurso que deve ser cada vez mais utilizado para combater o problema do desperdício e na redução de custos.

Consulte a SetPack, nós podemos te ajudar e dar todo suporte na escolha da embalagem correta para garantir a segurança e a validade do alimento em seu estabelecimento.